sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ná ná ná ná ná, e ta faltando tudo no planeta dos macacos!



A maioria das ações, soluções e invenções vem diretamente de uma fraqueza. É perceptível que: se alguém inventou cerveja, com espuma, não visava o lucro; se alguém inventou a geladeira – logicamente - não visava o lucro; por fim, se alguém teve a genial idéia de colocar uma corda para separar quem fica perto ou longe de uma carreta com som – se fosse só por isso - deliberadamente, não visava lucro, é sério! Eles só visavam isso? No entanto poucos de nós – Ice Men – veem que melhor forma de filtração, catação e todos os métodos de separação que aprendemos em química não há, e que querendo ou não, reflete a nossa tradição. Assim comemoramos, todos com camisetas iguais - é claro, o velho e quebrado capitalismo.

Essa semana - não pude esperar o fim do período, também pudera, quase cai das pernas – essa semana passando pelo centro de Petrolina vi uma grande placa vermelha com letras amarelas: Cursinho Preparatório para a OAB, “venham e mostre que somos os melhores”. De todas as palavras objetivas que são sinônimas a espanto, não consegui colocá-las no inicio do parágrafo, sei que a ideia de cursinho é totalmente podre - só que nunca pensei que chegariam a tanto. Uma invenção que era entre o nível médio e o superior agora está entre o nível superior e a licença para executá-lo, quem pensaria nisso, que invenção magnânima, (...) singular. E eu que pensei que não existiam coisas tão “simples” para inventar.

FACAPE-PE e UNEB-Juazeiro, estas são as únicas faculdades de Direito aqui no Vale do São Francisco, pelo menos as únicas presenciais, de alguns tempo para ca sempre há uma turma de formandos na UNEB, o índice de aprovação na OAB é de 98%, o curso está entre os 10 melhores do país. 2009, ano que a primeira turma de direito da FACAPE estufara o seu peito e jogara 60 recém formados advogados ai, analogia alguma ao cursinho preparatório. Todavia, tem gente que vê isso como forma de ganhar a vida, tem gente que quer mesmo ajudar aos novos formandos a achar o êxito na avaliação da Ordem, será mesmo? Só coloquei assim (será mesmo), pois acho que to exagerando.

Por tanto, para concluir vou gerar aqui uma linha do tempo, Esopo: via o seu meio, sua vida como escravo, daí fazia suas fábulas; Darvin, decidiu expandir um pouco mais, viajou o mundo e de todas as coisas observadas mostrou soluções e muito mais que evoluções; todos os escritores, poetas, cronistas, romancistas, todos que de alguma forma define-se à literatura e ao mundo como foi se formando viram o que precisava, o que tava faltando e “simplesmente” deram soluções, eu falei soluções viu.

Um comentário:

  1. muito interessante.
    bom, nosso velho "amigo", o Capitalismo tem dessas coisas...
    é o interesse!
    hoje, as relações sociais estão baseadas nesse Des-conceito....
    não acredito que alguém fundou um curso desses só pra ajudar...
    pelo contrário, se aproveita da nova modalidade de pensamento, que está na cabea dessa gente que acha que, realmente, pagar vai ajudá-las a passar...
    um abraço.

    ResponderExcluir