quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

UNEB 2009




A prova da UNEB 2009 (Universidade Estadual da Bahia) será muito concorrida. As dicas para a
prova deverão ser seguidas a risca por aqueles candidatos que pretendem adquirir uma vaga na universidade.

As principais dicas para a prova da UNEB são:

• Ler cada questão no mínimo três vezes;
• Conhecimento prévio dos assuntos que irão cair na prova;
• As alternativas que criticam o capitalismo e o consumismo estão certas;
• As alternativas que se mostram a favor de mudanças políticas e sociais também estão corretas;
• Na redação, a culpa sempre é do Estado e ele deve ser o objeto da conclusão da redação.
• A UNEB é extremamente de esquerda, os livros que vão cair, não caem casualmente, todos tem uma ligação com a Bahia, Nordeste e assuntos que envolvem a política em geral;
• A UNEB e super-regionalista veja isso como ponto de partida;
• Antes de abrir o caderno de provas da UNEB, vista um estereótipo de um injustiçado, um pobre coitado abandonado pelo sistema, seja critico acima de tudo.

Relatos dos Professores

Português

A prova da UNEB tem o seu formato convencional: 15 questões, distribuídas pelos conteúdos de interpretação, obras literárias e gramática aplicada ao texto. O estudo do texto foi predominante, sem deixar de lado o trabalho com a gramática dirigida ao texto e as questões voltadas para a compreensão das obras indicadas. A prova não teve um alto grau de dificuldade, não sendo raro encontrar candidatos que acertaram todas as questões. Para obter bons resultados, é preciso concentrar-se na leitura dos textos. Por vezes, um pequeno trecho pode servir de inspiração para uma ou várias questões e, ao dispersar-se na leitura, o aluno confunde-se. Nas questões atreladas à gramática, é fundamental a paciência para voltar ao texto. Apesar de muitos argumentarem não ser necessária a leitura das obras indicadas, o fato de tê-las lido interfere positivamente no psicológico do aluno. Para 2009, cremos que não haverá nenhuma alteração substancial na prova. As obras literárias, inclusive, são as mesmas do ano anterior. É prática da UNEB utilizar, como questão, a gramática dentro do texto, sem deixar de exigir do aluno a base, ou seja, o conhecimento normativo que o fará compreender o uso da gramática no contexto. Quanto ao texto usado na abertura da prova, é comum o caráter informativo e denotativo, de modo que os alunos não devem ficar apreensivos. Os textos informativos são claros e objetivos e conduzem o candidato a uma visão crítica da realidade.


Língua Estrangeira

A prova da UNEB tem 10 questões, dividida em 6 questões de compreensão e interpretação e 4 questões de gramática e vocabulário. As questões de interpretação nos últimos dois anos não foram de grande dificuldade. Os textos não tinham vocabulário complexo e foram escolhidos temas do cotidiano. Não seria estranho se houvesse uma charge na prova, relacionada ao texto principal. A questão de vocabulário segue um padrão já há alguns anos. São retiradas palavras ou expressões do texto, e é pedido que se identifique o sinônimo adequado. Esta questão deve ser analisada com cuidado, já que uma mesma palavra pode ter mais de um significado e este só pode ser identificado dentro de um contexto. As questões de gramática também seguem um padrão. Sempre aparece uma questão sobre divergência léxicas. Heterosemânticos (palavras iguais com significados diferentes), heterogenéricos (palavras com gênero diferente), heterofônicos (palavras com pronúncia diferente), heterotônicos (palavras com sílaba tônica diferente), heterográficos (palavras com grafia diferente); e palavras biléxicas (palavras com duas traduções) devem ser do domínio do aluno. Em outra questão, são retiradas conjunções, preposições, advérbios e locuções diversas, e pergunta-se o que aquela palavra ou locução expressa no texto. Cuidado, já que uma palavra pode expressar coisas diferentes. A outra questão de gramática pede a classificação gramatical de termos do texto, como substantivos, adjetivos, conjunções e verbos.


Geografia

As provas têm evoluído bastante. Questões vinculadas à regionalidade, com desdobramentos nacionais, são comuns. Estude hidrografia aplicada à atualidade brasileira e toda a problemática que envolve o Rio São Francisco, a transposição de suas águas e a realidade de suas populações ribeirinhas. A UNEB tem proposto reflexões críticas sobre a estrutura fundiária brasileira e as questões demográficas, sobretudo no que se refere aos fenômenos migratórios entre as regiões brasileiras, o drama sertanejo e a falta de políticas públicas para assentar populações nos campos. Conhecimentos sobre fluxos migratórios, suas causas e conseqüências são exigidos, assim como o domínio conceitual da globalização. O vestibular se preocupa com as questões urbanas – sobretudo aquilo que se relaciona com o crescimento desordenado e as ondas de violência com origem nas desigualdades sociais – e com a problemática realidade fundiária brasileira que apresenta sujeitos como os grileiros e posseiros, além dos trabalhadores braçais extremamente explorados. Para 2009, esperamos que a UNEB continue premiando temas importantes . Milton Santos e a geografia crítica são sempre gratas surpresas.


História

A prova é interdisciplinar, com questões de História e Geografia. Conseqüentemente, devem ser priorizados os temas que associem as Ciências Humanas. Um exemplo seria as civilizações de regadio do Egito e Mesopotâmia, onde os rios Nilo, Tigre e Eufrates foram determinantes para esses povos. Em História do Brasil, o ciclo do açúcar pode gerar associações com a produção atual de etanol. Há questões interpretativas e outras mais fáceis. No geral, a prova é trabalhosa e tem que ser lida com muita atenção. Muitas questões têm charges e isso torna a prova “mais leve”. Em 2008, a prova deve manter essa tendência. Idade Antiga e Idade Média representam no máximo 10% da prova. Na História do Brasil, a Era Vargas e o período de Juscelino são temas sempre presentes. A época de redemocratização após o Regime Militar também aparece, destacando-se o momento de implantação do neoliberalismo. Na História Geral, revise a época da guerra fria e os conflitos atuais mais importantes. Arrisco um palpite sobre América Latina e a emergência de governos de tendência mais esquerdista. Não esqueça da “questão Palestina” que continua sem solução, embora tenha sido abrandada pela diminuição das hostilidades. O fato novo é que os palestinos estão divididos e lutando entre si, disputando o Fatah e o Hamas. Além disso, lembrar que a Rússia está crescendo bastante e oscila entre 1º e 2º lugar na condição de maior produtor de petróleo do mundo.


Biologia

A prova de Ciências da UNEB da natureza possui 30 questões temáticas, com textos que servem para a resolução de questões de biologia, química e física. Em 2008 foram cobrados fisiologia animal, evolução da vida, metabolismo, ecologia, cito-genética.
Para 2009 vale a pena relembrar temas como fisiologia animal, com destaque para fisiologia neuronal e sistema cardio-respiratório. Questões sobre ecologia podem abordar a dinâmica dos ecossistemas, a utilização dos recursos naturais e fenômenos envolvendo fatores ou agentes que causam desequilíbrio ao meio. Vale a pena revisar temas como magnificação trófica e aquecimento global. Em citologia questões podem cobrar o estudo sobre os componentes bioquímicos, com destaque para os ácidos nucléicos. Lembrando também da importância da análise dos processos bioenergéticos, das questões evolutivas e de temas associados com a biotecnologia, como a ação terapêutica das células-tronco e a nanotecnologia.


Química

Química, na UNEB, faz parte da prova de Ciências da Natureza, e é uma prova que segue uma linha parecida com a prova de Ciências Naturais da Ufba no que diz respeito à abordagem dos temas ligados ao cotidiano. Nos últimos três anos notamos a presença de textos tratando de temas extremamente atuais, extraídos de impressos de grande circulação como as revistas Veja, Superinteressante e Scientific American e o jornal A Tarde. Vale a pena ressaltar que os textos inspiram quatro ou cinco questões que aparecem a seguir e que, na maioria das vezes, não influenciam na resolução dos problemas. Por isso, não se desespere se o texto abordar um tema que você não domina! Por exemplo, um trecho de uma reportagem dizia que “o uso de sonares militares, para localizar submarinos inimigos, e por empresas, para encontrar reservas de gás e petróleo, era responsável pelo encalhe de baleias nas praias.” A questão de química depois do texto cobrava do candidato conhecimentos sobre a destilação fracionada e a composição do petróleo! (lembre-se que petróleo e os seus derivados são temas quase que obrigatórios quando se fala em abordagem contextualizada e química do meio ambiente, como é o caso da abordagem feita pela UNEB). Revise alguns tópicos associados ao dia a dia e ao meio ambiente

Física

A prova da UNEB não é exatamente uma prova interdisciplinar, pois as questões referentes a cada disciplina são independentes, apesar de procederem de um mesmo texto. Nos últimos anos a prova constou de cinco textos apenas, com cerca de seis questões interligadas a cada um deles. A partir de uma seleção criteriosa dos textos, as perguntas fluíram de modo natural e o aluno não foi penalizado com situações esdrúxulas, numa tentativa por parte dos autores da prova de integrar os conteúdos programáticos a qualquer custo.
Os textos em sua esmagadora maioria traziam informes sobre avanços tecnológicos ou pesquisas científicas, figurando como temas transversais, em algumas situações, impactos ambientais e a ética na ciência. Na parte de física, as questões mesclam abordagens matemáticas, às vezes demasiadamente difíceis, e verificações conceituais e teóricas em proporções equilibradas, não havendo ênfase em nenhum tópico específico em detrimento de outros. Em outras palavras, ocorre uma cobrança homogênea do conteúdo proposto, ainda que, em alguns casos, num nível de dificuldade considerável.
Como exemplificação e também uma oportunidade de treinamento, confira ao lado cinco questões a partir de temas em evidência.


Matemática

A prova da UNEB de matemática possui 15 questões. Em 2008 foram cobrados principalmente matemática básica, as geometrias, logaritmos e funções. O grau de dificuldade se manteve, foi uma prova tranqüila. As questões de matemática do vestibular da UNEB são bastante tradicionais. Deve ser mantido o mesmo padrão de anos anteriores, com uma distribuição bastante equilibrada dos assuntos do programa de matemática e com a proposta de questões que envolvam raciocínio em detrimento das fórmulas. Para resolver bem a prova, os candidatos devem iniciar o teste pelos assuntos que mais dominam, deixando para o final os itens em que há maior dificuldade. Para 2009, lembre-se de rever estatística e matemática financeira, que provavelmente serão as duas últimas questões da prova. Não deixe de revisar matrizes, geometrias, progressões e funções, pois também são questões certas.

http://www.atarde.com.br/vestibular/noticia.jsf?id=825876


3 comentários:

  1. Êtaaa... O terror reina! [rsrsrs]
    E pra quem pensa que vestibular mede inteligência, digo que, não apenas... Talvez a mistura da sabedoria com a sorte!
    Amo você Dú...
    E sorte na prova!

    ResponderExcluir
  2. Como é meu 1º vestbular da uneb, queria uma dica de um tema que possa cair na redação.
    qual o estilo?
    bjuss
    e Mtoo obrigada!

    ResponderExcluir
  3. meu primeiro vestibular da uneb.
    ostaria de saber mais aprofundado
    os assutos da prova..
    valew!

    ResponderExcluir