segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O que se aprende pra comparar



Senhor mendigo da esquina do banco do Bradesco, olha para todos os sentidos todas as pessoas e suas “noias”, sabe os horários de todos e tudo; do homem engravatado que sai resmungando; a hora que a Joalina passa, destruidora como sempre; a menininha que tava reclamando com dor nas pernas - no meu tempo isso era caso de denguice aguda; “uma esmola pelo o amor de Deus, uma esmola “mew”, por caridade!” e por ai vai. Chegando a noite, uma briga na janela do segundo andar, o sobrinho da vizinha dando uns pegas na filhinha do gerente, me recordo daquela camisinha antiga - antes de usar tive que olha a data só faltavam três dias para o vencimento - incrível, geralmente elas vêm com data de vencimento exageradamente inalcançável, não sei o que isso quer dizer, lembrei daquele Palhaçozinho-Fantasma-Mago, Gorpo, que acompanhava a Adan ao ver uma sacola do Gigo voando, sorriso idêntico, Juazeiro anda suja, literalmente, só magia pra resolver.

Depois de analisar isso tudo, nunca mais tiro conclusões precipitadas, já que a criação é tudo! Ter o cabelo partido do mesmo lado que todo mundo, ligar a televisão no horário do programa de desenhos pra ver Digimon, era massa viu! A primeira temporada foi de mais, eu sabia os nomes de todos os Digi-escolhidos sem falar nos nomes das cidades japonesas, dava tudo pra escrever o nome de uma delas. Comparo com os “Roqueiros de Hoje”, ouço tanta “merda” por ai - pronunciar até que vai - experimenta pedir a eles pra escrever o nome da sua banda preferida, vai se surpreender, por isso que gosto de AC/DC, quer nome mais fácil? Se existe uma lei pra escrever estas coisas, eu sigo, nunca generalize, tem gente massa por ai, mesmo sem saber escrever o nome do que gosta. Reclamar disso é estranho, estudamos algo que “um” escreveu ao Rei de uma nação pra relembrar seu apogeu e ninguém reclama, não estou generalizando. Mas já que falamos em morfologia, olha que palavras massa, vou provar que MSN também é cultura. Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiotico, pra mim significou noite em erupção tentando encontrar em o que aplicar isso ai, engraçado mesmo são as frasezinhas que tem lá, olha só - em tempo real - Gangueros e Reggaeros, depende da criatividade de quem ler, mas será que tem algo a ver com uma banda de Reggae feita por caranguejos. Lá vai mais uma – Costumam que desejam granjear as graças de alguém – massa “vei” Maquiavel, com uma adaptação e humildade de quem escreveu, ta vendo MSN é cultura.

O que acontece se pegar a sua bagagem, seu conhecimentos, tudo que se matou pra entender e começar a fazer comparações? Eu, com certeza só viria desenho animado misturado com desenho, misturado com bandas de rock, misturado com algum personagens de filme, olha só: mais NERD no primeiro livro de Platão república; mais corajoso que Scarf de O Vento Levou; mais petulante que Charles Chaplin; mas Maquiavélico que Cartman; mais intenso que as obras de Victor Hugo; mas NERD que James Hames; mais NERD que a depressão de Florisbela e Lord Byron juntos; mais poliglota que Rainha Elizabeth e o Papa; mais pensativo que Amélie Poulain; mais NERD que todos os NERDS; ta vendo! Luto, estudo, passo fome - olha o drama - tudo pra ser mais o menus assim quando crescer. As comparações surgiram numa conversa pelo MSN.

Sem nenhuma apologia a marca ou empresas, mas como já falou grandes mestres, o meu leitor entende melhor assim.

2 comentários:

  1. O que acontece se pegar a sua bagagem, seu conhecimentos, tudo que se matou pra entender e começar a fazer comparações? Boa pergunta viu! Só que sinceramente eu não sei o que eu viria.

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço a maior palavra da lingua portuguesa.. Um professor de Português comentou e nunca mais esqueci, porque é incrivel, não é?
    Sua pergunta é ótima, e eu acho que se a gente tem o conhecimento, a bagagem e tudo o que a gente se matou para entender e usar isso tudo para fazer comparações, é perca de tempo, porque ( por mais ingenuo que pareça) eu não creio que ninguém tem a capacidade de julgar ninguém, apesar de ser realidade.. mas uma 'comparação culta' como você fez com a 'menina do copo de agua' pensativa, tá valendo!
    baci

    ResponderExcluir